sexta-feira, 26 de junho de 2009

Redescobrindo a nossa identidade em Deus



"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados". (Efésios 5:1)




Há um desejo ardente no coração de Deus para que nós venhamos a redescobrir a nossa verdadeira identidade. O Senhor nos diz em Sua Palavra que nós fomos formados à sua imagem e semelhança (Gn. 1:26). O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas com o passar do tempo o homem foi perdendo sua identidade, ao invés de fazer a diferença no mundo deixou se envolver com os prazeres do mesmo, imitando assim suas atitudes e costumes.




Segundo o dicionário Aurélio, imitar significa: reproduzir à semelhança de; copiar. Ter por modelo ou norma. Tentar reproduzir a maneira, o estilo de. Diante do exposto, nos surge alguns questionamentos: A quem nós temos imitado? Quem está servindo de modelo para copiarmos suas atitudes, seu estilo? Será que tenho influenciado meus amigos? Minha família? E no meu trabalho ou escola? Quem verdadeiramente eu sou? Será que eu tenho mostrado Jesus através de minhas atitudes?




Todo esse questionamento nos traz à memória o que Paulo escreveu ao povo de Éfeso; "Sede, pois imitadores de Deus" (Efésios 5:1). O Senhor Jesus nos exorta em Sua Palavra a vivermos uma vida de santidade, quando nos diz: sede santos como Eu sou santo. Precisamos influenciar esta geração e não sermos influenciados com as coisas deste mundo. Sempre que participamos das coisas que o mundo nos oferece as quais o nosso Deus e Pai condena, nós retrocedemos em nossa caminhada. Ou seja, ao invés de crescermos e usufruirmos das bênçãos de Deus acabamos morrendo espiritualmente e nos tornando infrutíferos.




Na Bíblia, encontramos um grande exemplo de um homem chamado Daniel o qual não perdeu a sua identidade e mesmo arriscando a sua própria vida não se curvou diante de outros deuses, ou participou de qualquer forma de culto oferecido a eles. Concerteza um grande exemplo de alguém que usou bem a sua liberdade em Deus e não se tornou cativo do mundo, ou do seu deus.




Lembre-se de que o Senhor nos fez livres, mas Ele mesmo nos diz através da Bíblia que não devemos usar dessa liberdade para dar ocasião à carne (Gálatas 5:13).




Portanto, precisamos a cada dia nos despojar do velho homem e deixar que Cristo Jesus viva definitivamente em nossas vidas, forjando desta forma o seu divino caráter em nós.






Gilson Severo