quarta-feira, 2 de junho de 2010

A grande decisão


Certa vez, em uma de minhas meditações diárias, eu peguei a minha bíblia e orei a Deus pedindo que ministrasse a mim aquilo que estava em seu coração. De repente, ouvi uma voz que dizia assim: Sansão! Imediatamente abri a minha bíblia e li alguns capítulos do livro de Juízes que tratavam a cerca da vida de Sansão.

Logo após ter refletido um pouco sobre o que havia lido, eu comecei a me questionar e a perguntar a Deus, pois esses capítulos só falavam a cerca dos erros cometidos por Sansão, não conseguia ver nenhum acerto em suas decisões. Porém, o estudo que eu iria ministrar em uma reunião da igreja falava sobre tomar as decisões certas.

Precisei sair para resolver alguns assuntos pessoais, e retornando para a minha casa pela parte da tarde abri novamente a bíblia em Juízes capítulo 14. Pedi novamente a Deus que me revelasse a Sua palavra naquele momento. Li apenas os primeiros 4 versículos, e foi justamente no versículo 4 que o Senhor ministrou algo ao meu coração. Vou aqui resumir um pouco dessa história para que você possa entender.

Sansão havia sido separado desde o nascimento, e sobre a sua vida havia uma palavra profética de que seria usado para livrar a Israel do povo filisteu. É bom lembrarmos que eu e você também, fomos separados para o Senhor, daí vem o sermos chamados “santos”, e como Sansão nós também nascemos com um objetivo, que é o de anunciar o evangelho a toda à criatura.

Sansão cresceu se tornou homem, e como qualquer homem sentiu o desejo de unir-se a uma mulher. Foi quando ele saiu do meio do seu povo e avistou uma mulher das filhas dos filisteus, da qual muito se agradou. Pediu então a seus pais que a tomassem para ser sua esposa, porém, a princípio seus pais se opuseram a sua decisão. E creio também, que muitos dos seus também se opuseram e o criticaram por tal decisão. Por acreditarem ser uma decisão impensada e carnal.

No entanto, Sansão não recuou diante do seu objetivo primordial que era obedecer a voz de Deus, ainda que muitos dos seus achassem ou pensassem que ele havia tomado a decisão errada. Pois ele sabia que Deus tinha planos para destruir o povo filisteu, por meio daquela “união”.

Abra agora o seu ouvido espiritual e o seu coração para entender essa grande revelação do Senhor para nossas vidas.

Os planos de Deus nem sempre serão os nossos planos, ou das pessoas que estão ao nosso redor. Como podemos observar, aos olhos de todos Sansão havia se precipitado em sua decisão. Sendo ele um homem santo, separado para Deus, cheios de qualidades e também cheio do Espírito de Deus. Um homem que ousadamente renunciou a tudo o que achava ser certo, para tão somente obedecer ao chamado de Deus. Isso tudo nos leva a crer que verdadeiramente, “as coisas nem sempre são aquilo que parecem ser”. Não é mesmo?!

Não quero dizer com isso que agora você vai em busca de um relacionamento que não seja cristão. Não! Mas precisamos entender que Deus trabalha de forma diferente da nossa, e que Ele usa as coisas loucas desse mundo para confundir as “sábias” (1ª Coríntios 1:27).

Em 1ª Samuel 16:07, nos diz o seguinte: Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. Que palavra tremenda, hein?!

Tudo isso nos mostra que Deus não olha para a situação exterior, para aquilo que aparentemente aos nossos olhos carnais é o mais coerente, ou o mais correto a se fazer. Não! Deus nos conhece bem e só Ele sabe de fato o que é melhor para nossas vidas. Porque Ele vê além das circunstâncias, além do aparente. Lembre-se que Ele nos sonda e conhece muito bem (Salmos 139).

Por isso estejamos sempre atentos a voz de Deus, pois quando pedimos uma resposta sobre determinada situação, Ele concerteza nos responde. Porque o melhor sempre será obedecer ao Seu querer, ou vontade, do que o sacrificar. Tomando decisões erradas destruiremos os planos de Deus para as nossas vidas. E, portanto, prejudicaremos o nosso futuro (Dt. 30:15-16). Mas a decisão certa sempre nos trará paz, certeza, alegria, segurança em Deus e um futuro promissor.

Gilson Severo