sexta-feira, 21 de maio de 2010

AMIGO OU INIMIGO?

Em provérbios capítulo 27, versículo 6 lemos que, “Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos de quem odeia são enganosos”.

Vamos analisar este versículo em duas partes. A primeira parte diz o seguinte “fiéis são as feridas feitas pelo que ama”... A palavra fiel significa: digno de fé, leal, honrado. Que não falha; seguro, pontual. E a definição que eu mais gostei, “exato”. Ou seja, substituindo a palavra fiel por exato, lemos o seguinte: exatas são as feridas feitas pelo que ama”. Ou ainda se preferir substitua por qualquer outra palavra de sua preferência, você verá que o sentido da frase permanece praticamente o mesmo.

Agora eu pergunto: Quem gosta de receber uma bronca? Ou de ser chamado à atenção por algum erro cometido? Eu acredito que ninguém gosta disso. Porém precisamos entender que enquanto filhos necessitamos de correção. (Provérbios 3:11) - Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.

(Provérbios 3:12) - Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

É necessário entendermos que o verdadeiro amor, não está em dar uns bons tapinhas nas costas de alguém quando esse comete um erro, mas em demonstrar ao mesmo, o quanto está errado e o quanto ele ou ela precisa mudar, ou ainda se permitir corrigir ao ponto de se tornar uma pessoa ou um cristão melhor.

A segunda parte desse versículo diz: “... mas os beijos de quem odeia são enganosos”. Ou seja, se por outro lado você que se intitula cristão sabe que um irmão(ã) seu (sua), muito chegado a você cometeu um erro ou pecou de alguma forma, pois a palavra pecado significa: errar o alvo. E, ao invés de corrigi-lo (a) você simplesmente encobre o seu pecado, você se torna conivente de tal ato, e ainda por fim se faz como um dos que o (a) odeia. (vers. 6b)

Em Hebreus 12:08, diz que se estamos sem disciplina, sem correção, não somos filhos e sim bastardos. Traduzindo para um português bem claro, isso significa que não somos filhos de Deus de fato, e isso é uma palavra muito dura de se ouvir, mas também muito verdadeira. Entende-se então, que um pai que ama o filho, ou um líder que ama seu liderado, ou ainda um pastor que ama a sua ovelha, ele o corrige porque o ama. E, isso só demonstra o quanto ele se preocupa com o mesmo, e que deseja o seu melhor.

Meu desejo é que sejamos verdadeiramente amigos e irmãos e não inimigos ocultos de outras pessoas. Que possamos viver a verdade da Palavra a cada dia de nossas vidas.

Compreendemos aqui que a correção não é algo maléfico. Mas, é algo que nos proporcionará um crescimento com amadurecimento. E, também, é algo que fará de nós, pessoas ou cristãos melhores.

Créditos: Gilson Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar...Faça um editor Feliz!